domingo, 15 de maio de 2016

Representação x Experiência Presencial

Quando a visita ao Parque Municipal foi confirmada, os professores pediram que nós, alunos, fizéssemos  uma observação do local e de seus arredores antecipadamente, através do Google Street View. A intenção desse exercício era criar uma percepção para a diferença entre a observação pela representação e a experiência pessoal.
Assim, com essa análise, pude fazer algumas pontuações como, por exemplo, o clima. Com a pesquisa da representação o clima não era tão perceptível, com exceção do nível de claridade, e sem muitas variações. Porém, no dia da visita ao Parque o clima estava quente, com um sol forte e claridade maior. Outro fator que merece destaque é o ambiente sonoro, que através da experiência presencial é muito mais rico, pois podemos perceber sons variados, em várias intensidades.
Quanto ao movimento, podemos perceber também uma grande diferença - através da representação só podemos imaginar, mas com nossa presença no local conseguimos ver como o fluxo acontece, sua variação em horários diferentes, e até mesmo relações sociais que se estabelecem no local.

Dessa forma, percebe-se que a experiência presencial é bem mais rica  do que a representação, uma vez que o nível de imersão pode chegar à um estado muito mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário